Nota Fiscal Eletrônica




Perguntas Freqüentes


 

IV. Programa Emissor de NF-e

 

 

1. Para que serve o Programa Emissor de Nota Fiscal Eletrônica?

Este Programa é distribuído gratuitamente e serve para emitir Notas Fiscais Eletrônicas. Ele foi desenvolvido pela equipe do Projeto da NF-e da Sefaz/SP e pode ser utilizado pelas pequenas e médias empresas de todo o país, bem como os demais emitentes em caso de pane em seus aplicativos próprios, já que o programa esta integrado aos sistemas de autorização de NF-e das Secretarias de Fazenda de todos os estados.

O programa emissor está disponível para download no seguinte site: http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/emissor.aspx, onde estão disponíveis webaulas sobre o uso do aplicativo emissor.

 

2. Instalação do Emissor de Nota Fiscal Eletrônica

O usuário interessado precisará:

  • Instalar a versão 1.6.0 do Java JRE. Todos os passos necessários para a esta instalação estão disponíveis no site citado anteriormente. Caso o Java já esteja instalado, o sistema avisará isso ao usuário.
  • Iniciar a instalação do Programa emissor de Nota Fiscal Eletrônica. Todos os passos necessários para esta instalação também estão disponíveis neste endereço eletrônico. Após a instalação, para abrir o programa, clique no botão “run”.

Importante: quando o usuário abrir o programa, poderá ser apresentada uma tela de atualização automática do programa. Caso esteja conectado na Internet, clique em “OK”; caso contrário clique em “Cancel”.

 

3. Quais os requisitos mínimos para instalação e uso do Emissor de NF-e?

Os requisitos mínimos para instalação do programa emissor de Notas Fiscais Eletrônicas são:

  • o Processador Pentium III ou AMD K6 450 Megahertz ou superior. Memória RAM de 256 Megabytes ou superior. São recomendados 512 Megabytes.
  • o Espaço em disco de 98 Megabytes para o Java - JRE 6 e 30 Megabytes para o Programa Emissor NF-e.

Para uso do programa emissor de Notas Fiscais Eletrônicas, o usuário deverá possuir certificado digital que contenha o CNPJ do estabelecimento ou de sua matriz, A1 (arquivo a ser armazenado no computador ou A3 (dispositivo físico do tipo smart card) no padrão ICP-Brasil e possuir acesso à internet. Alertamos para o fato do aplicativo emissor tem gerado incompatibilidade com o certificado A3 do tipo Token.

O estabelecimento emissor deverá também estar credenciado junto à Secretaria da Fazenda de sua jurisdição.

 

4. Como emitir uma NF-e com o Programa Emissor de NF-e?

Assista às vídeos aulas disponibilizadas pela equipe de ensino à distância da Sefaz/PE, acessadas em http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/emissor.aspx.